CAMINHO DE LUZ

NADA ACONTECE POR ACASO!
NINGUÉM É NOVO NA EXISTÊNCIA ETERNA. ALGUNS ENCONTROS DE AGORA SÃO REFLEXOS DE ENCONTROS DE OUTRORA... A LEI DE AFINIDADE REGE OS ENCONTROS. UM LUGAR É O QUE SE FAZ DELE. O CLIMA ESPIRITUAL REFLETE OS OBJETIVOS. E ESSES APRESENTAM AS QUALIDADES INERENTES... AS CORES SERÃO SEMPRE AQUELAS DO QUE SE BUSCA. AS ENERGIAS. O ESPÍRITO REAL MANIFESTADO NO AMBIENTE. UM CANTINHO DE PAZ É UM PEDAÇO DO CÉU NA TERRA. O RESPEITO DIANTE DOS OBJETIVOS FAZ O SOL ACONTECER EM CASA. A POSTURA DE AGRADECIMENTO E HUMILDADE FAZ O CORAÇÃO TOCAR OUTROS CORAÇÕES... SERENIDADE E TOQUES SUTIS FAZEM BEM A TODOS. O AMOR É CAPAZ DE TRANSFORMAR O PENSADOR DE RODIN EM BUDA.


WAGNER BORGES


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Elementos utilizados no Ritual dos Terreiros de Umbanda - parte 2



Pemba - A força esotérica da Escrita astral, na Umbanda é feita pela Pemba (giz oval - forma cônica), que tem o poder de abrir e fechar trabalhos de magia, e de purificar, quando em forma de pó é lançada ao ar no ambiente em que se utiliza.

Prece - É uma evocação por meio da qual colocamos nossos pensamentos em relação ao ente e Entidade a que nos dirigimos. Pode ser pensada ou mentalizada, falada ou cantada.

Obrigação - É um dever, um compromisso com as Entidades. Implica na presença do Sacerdote, que com sua força espiritual, com o conhecimento do ritual e do material a ser aplicado na obrigação, estabelece o elo, o canal entre o filho e as forças espirituais.

Oferenda - É um ato livre que qualquer pessoa pode fazer, desde que tenha conhecimento do que poderá oferecer à Entidade.

Corimbas - São cânticos invocando as Entidades, marcando o início de sua incorporação ou desincorporação, para criar formas mágicas para determinados trabalhos, para abrir e fechar sessões no Terreiro, parar pedir forças espirituais, para afastar espíritos maus, para pedir maleme (perdão) e outras diversas finalidades.

Atabaques - Eles servem para manter o ambiente sob uma vibração homogênea e fazer com que todos os médiuns permaneçam em vibração (danças, aceleração do médium, principalmente em desenvolvimento).

Paó (3 palmas lentas) - Utilizado para pedir permissão para entrar, saudar e licença.

Bater com as pontas dos dedos, no chão - Da mão esquerda: Saudando os caminhos de Exu; da mão direita: Saudando, homenageando e pedindo licença ao local.

Guias (fios de contas) - É um colar ritual de miçangas, contas de cristal, de louça, de frutos pequenos, construídos de acordo com a Entidade, que designa também a cor de sua preferência. Podem ter pequenos objetos presos a eles. A Guia (fio) de Exu é colocado no pulso do braço esquerdo, nunca passando pela cabeça do umbandista.

Vestimenta

Roupa Branca (Roupa de Santo) - É a vestimenta para a qual devemos dispensar muito carinho e cuidado, idênticos ao que temos para com nossos Orixás e Guias. As roupas devem ser conservadas limpas, bem cuidadas, assim como as guias (fios de contas), não se admitindo que um médium, após seus trabalhos, deixe suas roupas e guias no Terreiro, esquecidas. Quando a roupa fica velha, estragada, jamais o médium deverá dar ou jogar fora. Ela deverá ser despachada no mar, juntamente com uma pequena imantação (oferenda) para o Orixá ou Entidade a que pertencer. Fica claro que é obrigatório seu despacho, pois trata-se de um instrumento de trabalho do médium.
Texto retirado do site: http://www.caboclajurema.com.br/ - 15/09/2006.


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1 comentários:

shirleulmi@hotmail.com disse...

ESTOU COMEÇANDO A MINHA TERREIRA AGORA PORQUE EU ME APRONTEI A POUCO TENPO POR ISSO ESTOU ESCREVENDO PARA VOCE ESTOU APRENDENDO MUITO COM TEU BLOG POIS MEU CHEFE ESPIRITUAL NÃO EXPLICA MUITA COISA A GENTE TEM QUE SE VIRAR E PESQUIZAR O RESTO EU DEIXO PARA A MINHA QUERIDA MÃE IANSSÃ ELE É UMA QUERREIRA COMO EU SOU TAMBEM BJS

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