CAMINHO DE LUZ

NADA ACONTECE POR ACASO!
NINGUÉM É NOVO NA EXISTÊNCIA ETERNA. ALGUNS ENCONTROS DE AGORA SÃO REFLEXOS DE ENCONTROS DE OUTRORA... A LEI DE AFINIDADE REGE OS ENCONTROS. UM LUGAR É O QUE SE FAZ DELE. O CLIMA ESPIRITUAL REFLETE OS OBJETIVOS. E ESSES APRESENTAM AS QUALIDADES INERENTES... AS CORES SERÃO SEMPRE AQUELAS DO QUE SE BUSCA. AS ENERGIAS. O ESPÍRITO REAL MANIFESTADO NO AMBIENTE. UM CANTINHO DE PAZ É UM PEDAÇO DO CÉU NA TERRA. O RESPEITO DIANTE DOS OBJETIVOS FAZ O SOL ACONTECER EM CASA. A POSTURA DE AGRADECIMENTO E HUMILDADE FAZ O CORAÇÃO TOCAR OUTROS CORAÇÕES... SERENIDADE E TOQUES SUTIS FAZEM BEM A TODOS. O AMOR É CAPAZ DE TRANSFORMAR O PENSADOR DE RODIN EM BUDA.


WAGNER BORGES


segunda-feira, 24 de agosto de 2015




Pomba-Gira Rainha da Praia trabaja en la línea de Iemanyá.

Fiel compañera de Exú Maré.

A ésta maravillosa entidad se le pide si se desea olvidar un amor no correspondido, ya que es una entidad óptima para renovar la vida sentimental de las mujeres que sufren por un amor.
Ella jamás hace una amarración, si ésta va a traer sufrimiento a la persona que hizo el pedido.
Por el contrario, suele aconsejar a su protegida de un modo sutil, para que cambie el rumbo de su vida, ya que es una Pomba-Gira que cuándo vivió en la tierra sufrió mucho por amor.
Su morada se encuentra a orillas del mar, esperando que llegue ese amor que un día fue a navegar.

Se presenta cómo una hermosa mujer morena de cabellos negros y ondulados.
Es de una danza espectacular, típica de su povo, y distinta a las demás.

Los colores que la identifican son el celeste y negro.
Colores que también son utilizados en sus ropas.
Recibe gustosa sus ofrendas en las playas.
Y a ella se le ofrecen, perfumes, bijouterie,sidra o champan, rosas blancas.


Enviar para o Twitter

Link para essa postagem

sábado, 22 de agosto de 2015

Ponto de Exu Tranca Ruas das Almas - Eu vi um Homem na Porteira Santa...







Enviar para o Twitter

Link para essa postagem
EXU

Exu, termo originário do idioma Yorubá, da Nigéria, na África, divindade afro e que representa o vigor, a energia que gira em espiral.


No Brasil, os Senhores conhecidos como Exus, por atuarem no mistério cuja energia prevalente é Exu, e tanto assim, em todo o resto do mundo são os verdadeiros Guardiões das pilastras da criação. Preservando e atuando dentro do mistério Exu.
Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
Verdadeiros cobradores do carma e responsáveis pelos espíritos humanos caídos representam e são o braço armado e a espada divina do Criador nas Trevas, combatendo o mal e responsáveis pela estabilidade astral na escuridão. Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.
Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos e desobsessões retirando os espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.

Algumas palavras sobre os exus:

· Tem palavra e a honram;
· Buscam evoluir;
· Por sua função cármica de Guardião, sofrem com os constantes choques energéticos a que estão expostos;
·Afastam-se daqueles que atrasam a sua evolução;
· Estas Entidades mostram-se sempre justas, dificilmente demonstrando emotividade, dando-nos a impressão de serem mais "Duras" que as demais Entidades;
· São caridosas e trabalham nas suas consultas, mais com os assuntos Terra a Terra;
· Sempre estão nos lugares mais perigosos para a Alma Humana;
“Pela Misericórdia de DEUS, que me permitiu a convivência com essas Entidades desde a adolescência, através dos mais diferentes filhos de fé, de diferentes terreiros, aprendi a reconhecê-los e dar-lhes o justo valor. Durante todos estes anos, dos EXÚS, POMBO-GIRAS e MIRINS recebi apenas o Bem, o Amor, a Alegria, a Proteção, o Desbloqueio emocional, além de muitas e muitas verdadeiras aulas de aprendizado variado. Esclareceram-me, afastando-me gradualmente da ILUSÃO DO PODER. Nunca me pediram nada em troca. Apenas exigiram meu próprio esforço. Mostraram-me os perigos e ensinaram-me a reconhecer a falsidade, a ignorância e as fraquezas humanas. Torno a repetir, jamais pediram algo para si próprios. Só recebi e só vi neles o Bem.”

FONTE: http://luzdeoxala.blogspot.com.br/201...


Enviar para o Twitter

Link para essa postagem

sexta-feira, 22 de maio de 2015



INCENSO DOS ORIXÁS.
Os incensos têm como objetivo, energizar e transmutar as energias dos ambientes e das pessoas. São, por excelência, purificadores e condutores de vibrações, atuando nos locais e nos indivíduos onde são usados. Perfumam os ambientes e renovam a carga energética estagnada e/ou negativa, não havendo qualquer contraindicação, exceto para os alérgicos aos aromas, é claro. Seu campo de atuação não se restringe apenas aos inanimados, ativando também nossa sensibilidade. Existe um tipo e uma essência específica a ser utilizada para cada necessidade. Acenda um em cada ambiente de sua casa, sempre que sua intuição recomendar. Os incensos são encontrados em diversas formas: em pastilhas, palitos, pó, etc. Atendendo a pedidos, trago para vocês uma lista de alguns tipos e suas propriedades. Aproveitem! No mínimo, suas casas ficarão mais perfumadas.
ARRUDA - confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação. ACÁCIA - evita pesadelos e transmite um sono tranquilo.
A Essência dos Maçons. ABSINTO - favorece a clarividência. Também usado para proteção e amor. ALECRIM - afasta a depressão, purifica o local em questão, e eleva o nível de pensamentos. ALFAZEMA - eleva o astral e transmite tranquilidade. ALMÍSCAR - aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição. ANGÉLICA - aumenta a proteção. ARTEMÍSIA - faz aflorar a clarividência. ANIS ESTRELADO - atrai a boa sorte. BENJOIM - aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos. CAMOMILA - melhora as finanças e acalma emocionalmente. Protege as mulheres. CANELA - é indicado para questões financeiras e tranquiliza o ambiente. Utilizada pra prosperidade, Esquenta a relação. CÂNFORA - aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa. Usada em curas. CEDRO - aumente a força física. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas. CIPRESTE - aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna. COCO - traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões. CRAVO - abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança. Esfria o Ambiente. ERVA CIDREIRA - confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor. ERVA-DOCE - eficaz no "olho gordo"; como também promove a harmonia e paz. EUCALIPTO - renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local. Altamente usada pra descarrego. HORTELÃ - anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica. JASMIM - aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente. LAVANDA - elimina a depressão e confere um sono tranquilo. MANJERICÃO - traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção. MIRRA- estimula a intuição. NOZ MOSCADA- alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida. OLÍBANO- O Incenso dado a Jesus quando nasceu, o incenso sagrado dos sacerdotes. ORQUÍDEA - indicado para purificar o ambiente de trabalho e, ajudar a encontrar soluções para problemas práticos. PATCHULI- traz abundância e reativa a fertilidade. Trás Proteção. PIMENTA - elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte. PINHO- atrai proteção e aumenta a fertilidade. ROSA BRANCA- limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor. SÂNDALO- ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição. VERTIVER- é a fragrância que protege o comércio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte. VIOLETA- ajuda a espantar as energias negativas.
INCENSOS DE OXALÁ- Olibano, Mirra, Manjericão, Guiné, Acácia, Madeira do Oriente e Cedro. INCENSOS DE IEMANJÁ- Rosa Branca, Alfazema, Sal Grosso, Lavanda, Camomila, Junípero e Almíscar. INCENSO DE IBEJI: Benjoin, Açúcar, Anis Estrelado, Nóz Moscada, Goiaba, Chocolate e Absinto. INCENSO DE OXOSSÍ: Arruda, Flor de Laranjeira, Hortelã, Erva-Doce, Erva-Cidreira, Abacaxi e Pinho. INCENSO DE OGUM: Sândalo, Patchuli, Eucalipto, Samambaia, Jurubeba, Cravo e Vertiver. INCENSO DE OMULU: Canfora, Violeta, Dama da Noite, Café, Palha, Erva Africana e Cacau. INCENSO DE XANGÔ: Jasmim, limão, Alecrim, Pimenta, Cipestre, Lírio e Gerbena. INCENSO DE NANÃ: Violeta. INCENSO DE OXUM: Rosa Amarela INCENSO DE IANSÃ: Verbena INCENSO DE EXU: Pitanga, Melancia, Cravo, Canela, Pimenta, Enxofre e Rosa Vermelha(Pomba-Gira).
umbandadejesus.blogspot..


Enviar para o Twitter

Link para essa postagem

terça-feira, 31 de março de 2015


 
 
“Na Umbanda vivemos a Doutrina da Demanda, que muito nos tem prejudicado, pois as pessoas têm esquecido as suas responsabilidades. Se analisarmos a maioria das demandas são feitas por nós mesmos, com nossos comportamentos desregrados.
Na “Doutrina da Demanda”, quando um filho de Fé não consegue resolver seus problemas, ele põe a culpa na Religião e se afasta dela, como se a Religião fosse uma fábrica de milagres ou como se os Guias fossem deuses que tudo podem. Vamos assumir a responsabilidade por nossa situação e lembrar que o melhor que a Religião nos oferece não são milagres de solução material, mas de “Reforma Intima”.
Deem um basta a “Doutrina da Demanda”, expliquem aos médiuns e consulentes que podemos sim limpá-los, desobsediá-los, quebrar demandas e encaminhar espíritos, mas o grande responsável pelas “Portas Negativas” que se abrem é a própria pessoa que uma vez limpa, deve dar início a reforma interior.
O mundo exterior de cada um é apenas um reflexo do seu mundo interior, não existem grandes mudanças no exterior, na matéria, sem a mudança interior espiritual.
Se vale a pena citar um exemplo, me lembro de um senhor que ao ver inúmeras amarras negativas e trabalhos serem desfeitos queria ele o nome da pessoa que tinha feito aquilo para o seu mal, e após insistir em saber quem tinha lhe feito mal, o Caboclo que estava atendendo solicitou ao Cambone que fosse buscar um espelho para que aquele senhor pudesse ver quem realmente o prejudicava...
Que Oxalá nos abençoe sempre!
Saravá!
Paz e Luz a todos!!!”
(Texto: Áurea de Oliveira)


Enviar para o Twitter

Link para essa postagem

terça-feira, 10 de março de 2015

Dia da semana, cores e saudações dos orixás

Os orixás existentes na umbanda tem uma correspondência com um dia da semana, cores e saudações específicas. Veja tudo aqui.
No dia da semana de nosso orixá é comum usar roupas de cores correspondentes a eles, contas na cor do santo, sendo também o dia mais propício a fazer oferendas e alcançar graças, assim como agradecê-las.
Confira agora tudo que corresponde ao seu orixá.
Dia da semana, cores e saudações dos orixás

Saudações, cores e os dias da semana para cada orixá

Exu, comemorado todo dia 7 como parte de minhas obrigações
Exu, comemorado todo dia 7 como parte de minhas obrigações
Exú – Mensageiro dos orixás
  • Saudação: Laroyê Exú!
  • Cores: vermelho e preto
  • Dia da semana: Segunda-feira
Ogum – O orixá da guerra, é também ferreiro
  • Saudação: Ogunhê
  • Cores: azul, verde
  • Dia da semana: Terça-feira
Oxóssi – O orixá da caça e rei das matas
  • Saudação: Okê arô!!
  • Cores: verde, azul
  • Dia da semana: Quinta-feira

Omolú orixá da medicina
Omolú orixá da medicina
Omolú/Obaluaiê – O orixá da medicina, deus da varíola
  • Saudação: Atotô!
  • Cores: marrom, cor palha
  • Dia da semana: Segunda-feira
Nanã Buruku – a mais velha dos orixás, primeira esposa de Oxalá, deusa da morte
  • Saudação: Saluba Nanã!
  • Cores: lilás, roxo
  • Dia da semana: Domingo
Oxumaré/Bessen – O orixá da riqueza representado pelo arco-íris e pela cobra
  • Saudação: Arroboboi Oxumarê!
  • Cores: amarelo e verde
  • Dia da semana: Terça-feira

Iansã - Orixá das tempestades
Iansã – Orixá das tempestades
Iansã – Senhora dos ventos e tempestades
  • Saudação: Epahey Oyá!
  • Cores: marrom e vermelho
  • Dia da semana: Quarta-feira
Logunedé – O caçador filho de Oxum e Oxóssi
  • Saudação: Loci Loci Logun!
  • Cores: amarelo e azul
  • Dia da semana: Quinta-feira
Xangô – Senhor da justiça
  • Saudação: Kao Kabiesilê!
  • Cores: vermelho e branco, marrom e branco
  • Dia da semana: Quarta-feira


Oxum é a deusa da beleza e graciosidade comemorada em 08 de dezembro
Oxum – Orixá do amor, da fertilidade e maternidade
  • Saudação: Ora yê yê ô!
  • Cores: amarelo
  • Dia da semana: Sábado
Iemanjá – Deusa do mar, segunda esposa de Oxalá    
  • Saudação: Odò ìyá!
  • Cores: prata e branco
  • Dia da semana: Sábado
Ossaim – O orixá das plantas
  • Saudação: Ewê ô!
  • Cores: verde e branco com lista vermelha
  • Dia da semana: Quinta-feira
Obá – orixá dos ventos e redemoinhos
  • Saudação: Obá Xiré Yá!
  • Cores: rosa, coral
  • Dia da semana: Quarta-feira
Irokô – O orixá do Tempo
  • Saudação: Iroko y Só! Eeró!
  • Cores: branco, cinza
  • Dia da semana: Terça-feira
Oxalá/Oxaguiã/Oxalufã – O orixá maior
  • Saudação: ÈPA BÀBÁ !
  • Cores: Branco
  • Dia da semana: Sexta-feira


Enviar para o Twitter

Link para essa postagem

domingo, 8 de março de 2015


A Umbanda merece…

Existem algumas atitudes que além de demonstrarem nosso respeito, falam mais que mil palavras não é mesmo?
Pois bem, acredito que quando os médiuns umbandistas entenderem essa colocação e começarem a agir prestando atenção no respeito e no exemplo que estão demonstrando e promovendo, a Umbanda será vista pela sociedade de forma muito mais elevada do que acontece hoje em dia.
É, acredito realmente que Posturas, Atitudes e Conhecimento são fundamentais para alcançarmos uma Umbanda mais aceita, mais respeitada e mais séria.
O fato é que essas posturas e atitudes estão vinculadas ao modo que os médiuns se comportam fora e dentro do terreiro, já o conhecimento está atrelado à capacidade de responder pela e sobre a Umbanda.
No entanto, percebo que muitos médiuns não têm postura, atitude e muito menos conhecimento condizente com a Umbanda e com todos seus fundamentos e tradição, posso citar como exemplo, a falta de conhecimento que muitos médiuns têm sobre o “simples” ato de ENTRAR NO TERREIRO.
Sei que parece bobo dar esse exemplo, afinal existem “coisas” tão mais importantes na Umbanda, mas realmente acredito que todos os médiuns umbandistas devem ser respeitosos, devem ter o conhecimento e estarem conscientes do que é um Terreiro, dos fundamentos que envolvem “entrar em um Terreiro”, das Forças assentadas e do trabalho realizado dentro daquele espaço mágico, portanto, é seu dever, sempre que atravessarem a fronteira do profano para o Sagrado, ou seja, sempre que entrarem em um Terreiro, fazerem as devidas saudações sabendo o que cada ato significa, mesmo porque, eles nunca saberão quando e por quem serão questionados sobre determinados movimentos e atitudes que normalmente se faz ao entrar em um terreiro.
Mesmo sabendo que cada terreiro tem sua forma específica de realizar suas saudações, quero pontuar algumas atitudes, que espero, faça a diferença neste ato que particularmente entendo ser de suma importância, uma atitude de respeito às Forças Divinas que sustentam aquele Terreiro e o próprio médium, além de exprimir uma postura condizente à Umbanda e seus Poderes Divinos.
Em primeiro lugar, o médium ao adentrar no terreiro deve Saudar as Forças dos Srs. Exus/Guardiões e das Sras. Pombagiras/Guardiãs assentadas na Tronqueira e para tanto, deve parar por alguns minutos de frente à tronqueira e com a cabeça baixa, agradecer a permissão de sua entrada naquela Casa Santa. Caso seja necessário, nesse momento também se pede para os espíritos negativos, que por ventura estão perturbando o equilíbrio do médium, sejam recolhidos e encaminhados pela Força da Esquerda com a permissão de Ogum, consequentemente o agradecimento e os momentos de permanência de frente à tronqueira serão maiores. Portanto deve-se sempre agradecer a guarda, a força e a proteção que ELES proporcionam em nossas vidas e ao terreiro.
Normalmente e dependendo do terreiro, durante esses momentos de agradecimento bate-se palmas três vezes e/ou toca-se no chão saudando o “embaixo” também três vezes pronunciando sua saudação que é “Laroye Exu. Exu é Mojubá!”. Segundo a ‘Enciclopédia brasileira da Diáspora Africana’ de Nei Lopes, Laroye significa: interjeição de saudação a Exu, um dos nomes de Exu e Mojubá significa: fórmula de saudação e reverência, dirigidas pelos fiéis aos orixás. Do ioruba ‘mo juba’, “eu (te) reconheço como superior”.
Em um segundo momento deve-se Saudar o Congá e o Altar, locais e pontos Sagrados que devem ser respeitados, afinal, é entre tantas coisas, onde se realizam as grandes trocas de energias, é onde todas as Irradiações Divinas estão concentradas e consequentemente são projetadas a todos, principalmente sobre aqueles que reconhecem e aceitam esse Poder Divino.
Para saudar o Congá deve-se fazer três vezes o sinal da cruz no chão antes mesmo de entrar nesse espaço. Fazendo esse sinal, abre-se um portal divino de amorosidade e fé seguindo o ensinamento de Jesus no momento de sua crucificação. Fazendo três vezes se afirma, reafirma e determina esse ato. Fazendo no chão “acordar” a força da terra e toda sua potência energética transmutadora, transformadora, curadora, sábia e ancestral.
Já o ato de “Bater Cabeça” não deve ser ou se tornar um ‘costume’ ou uma ‘repetição’, mas uma atitude de reverência, entrega, devoção e adoração diante dos e pelos Sagrados Orixás. É nessa hora que comungamos com Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluayê, Iemanjá e com todos os Guias Espirituais, é nessa hora que pedimos  que nos ajudem a mantermos nossos olhos fechados para o ciúme, para o egoísmo e para a inveja, assim como nossos ouvidos fechados para a intriga e para a curiosidade que fortifica a fofoca.
É nessa hora que pedimos que nos ajudem a manter nossos corações abertos para o amor, para a fé, para a compaixão e para a esperança, e que nossa mente esteja sempre aberta para o discernimento, para a sabedoria e para a paciência. Que nos ajudem a manter nosso espírito purificado e iluminado para que assim possamos servir de “simples” instrumentos de Deus, da Lei e da Justiça Divina. É o momento de agradecer, agradecer e agradecer por essa oportunidade única e excelsa que temos por estar diante do Poder Divino, diante dos Orixás.
Além disso, é o momento de absorver as potências energéticas da Terra pedindo para ela transmutar todos nossos pensamentos e sentimentos negativos, além de nos envolver com a Sabedoria Sagrada de nossa ancestralidade que em tempos remotos foi levada a terra.
E por fim, e não menos importante, o médium deve Saudar, ou melhor, Tomar a Benção de seu Pai ou Mãe Espiritual.
Quando isso ocorre, o “filho” está reconhecendo seu Pai Espiritual como o detentor dos conhecimentos da Lei de Umbanda e como seu orientador, portanto é ele que o conduzirá, o sustentará e o protegerá dentro da doutrina religiosa umbandista e diante da própria vida.
“Tomar a Benção” é sim um procedimento de reconhecimento e de respeito à Hierarquia, mais do que isso, é um ato de entrega, respeito e confiança, portanto aquele que “dá a benção” tem que estar consciente de suas responsabilidades, assim como deve rever e reavaliar seus atos constantemente para que eles sejam e estejam idôneos à sua posição. “Tomar a Benção” ou “Dar a Benção” é coisa séria e tem fundamento, portanto é preciso ter Atitude, Respeito e Conhecimento.
Aproveitem um pouco daquele “olhar de poeta” e percebam: quando o médium toma entre suas mãos a mão de seu Pai Espiritual e a beija respeitosamente levando-a até a sua testa e beijando-a novamente, ele está saudando, determinando e reafirmando sua fé acima de tudo a Trindade Divina.
Percebam que são três atos, beijar a mão, colocar na testa e beijar novamente, o que significa o respeito à Trindade, além disso, ao beijar pela primeira vez o médium está afirmando que aquela mão tem “poder”, tem “conhecimento” e tem “autoridade”; ao colocar essa mão na testa o médium está afirmando que somente aquela mão tem a permissão de tocar em sua coroa – afirmativa que magneticamente e vibratoriamente dá proteção àquele médium pois dificulta a ação de espíritos negativos que continuamente tentam “dominar” o mental do mesmo – automaticamente o Pai silenciosamente “pede” para que todo seu Saber seja absorvido por aquele ‘filho’, afinal sem conhecimento não há evolução, e intimamente, ao tocar com as mãos na testa de seu filho, o Pai diz: “eu te dou o meu Saber meu filho, receba e evolua em espírito”; por fim, ao beijar novamente a mão do Pai espiritual, o médium está confirmando o desejo de que aquelas mãos preparadas o conduza no trabalho espiritual  e no encontro aos Orixás, por isso que ao pedir a benção o Pai Espiritual responde “Seja Oxalá quem lhe abençoe meu filho”. Importante perceber que com essa afirmativa o Pai já está proporcionando o encontro do médium com os Orixás. Basta ter Fé, Atitude, Respeito e Conhecimento.
É, a Umbanda tem fundamento sim, e é nosso dever e nossa obrigação saber “preparar”.
É nosso dever e nossa obrigação saber se comportar, ensinar e respeitar. É nosso dever e nossa obrigação dar bons exemplos e responder por nossos atos e pela Umbanda, mesmo porque, na Umbanda NADA É SIMPLES, mas tudo é de uma simplicidade impar. Fiquemos atentos!!!
 
Mãe Mônica Caraccio.


Enviar para o Twitter

Link para essa postagem

Template - Dicas para Blogs